A RECESSÃO ECONÔMICA DE 2015 E SEUS IMPACTOS NOS REQUERIMENTOS DE SEGURO DESEMPREGO NO BRASIL

Autores

  • Fábio Bruno Silva Universidade Federal de São João del Rei
  • Caroline Miriã Fontes Martins Universidade Federal de São João del Rei
  • Vânia Aparecida Rezende Universidade Federal de São João del Rei

Resumo

As políticas públicas podem ser consideradas o instrumento por meio do qual as questões sociais passam a ser vistas como problemas que requerem algum tipo de solução e entram para a agenda dos governos. Por sua vez as políticas de emprego e renda exercem uma importante função social ao possibilitarem aos trabalhadores mecanismos de assistência financeira, qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra no intuito de reinseri-los no mercado de trabalho. Neste sentido o presente artigo tem como objetivo principal verificar se a redução de empregos formais, provocada pela crise política e econômica vivenciada no Brasil a partir de 2015, causou impactos no número de requerimentos para o seguro desemprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Bruno Silva, Universidade Federal de São João del Rei

Especialista em Controladoria e Finanças. Técnico Administrativo da Universidade Federal de São João del Rei e professor no Centro de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). Mestrando em Administração Pública pelo Programa de Mestrado Profissional PROFIAP da Universidade Federal de São João del Rei.

Caroline Miriã Fontes Martins, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del Rei.

Vânia Aparecida Rezende, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del Rei.

Downloads

Publicado

24-05-2019

Como Citar

SILVA, F. B.; MARTINS, C. M. F.; REZENDE, V. A. A RECESSÃO ECONÔMICA DE 2015 E SEUS IMPACTOS NOS REQUERIMENTOS DE SEGURO DESEMPREGO NO BRASIL. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 13, n. 1, p. 45–67, 2019. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/article/view/957. Acesso em: 28 maio. 2022.