A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NA MICRO E PEQUENA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA NOS RELATÓRIOS GERENCIAIS

Eliane Sperling

Resumo


A formação do preço de venda é um dos maiores problemas enfrentados pelas pequenas e microempresas. É comum o empresário ter dúvidas sobre o que incluir na formação do preço de venda. Este trabalho foi desenvolvido através de estágio supervisionado e visa identificar a influência da formação do preço de venda na pequena e micro empresa,
considerando a lucratividade e a sobrevivência da mesma. Adotou-se uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, onde foi realizado estudo de caso de uma empresa de pequeno porte do comércio varejista. Os dados foram obtidos através de duas entrevistas face a face com o sócio administrador. Neste contexto, conclui-se que na formação do preço de venda, o administrador utiliza informações que são do conhecimento do contabilista e desta forma, entende-se que a participação do profissional da contabilidade neste processo pode contribuir de forma relevante.

Palavras - chave: Formação de Preço de Venda. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Mark-up. Custeio Variável.

Texto completo:

PDF


ÂNIMA/Centro Universitário UNISOCIESC - Blumenau/SC Rua Pandiá Calógeras, 272 CEP: 89010-350 - Blumenau - SC Telefone: (47) 2111 2900 e-mail: rica@sociesc.com.br e-mail: oscar.dalfovo@unisociesc.com.br RIC@ - ISSN 1980-7031 CAPES/QUALIS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia