UM OLHAR SOBRE O ALUNO INGRESSANTE NO ENSINO SUPERIOR DE UM CAMPUS TECNOLÓGICO: PERFIL E EXPECTATIVAS

Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa

Resumo


O estudo traz o perfil e as expectativas dos ingressantes de um campus da Universidade Federal do Ceará, no município de Quixadá, em relação à graduação. Para tanto, aplicou-se um questionário a 237 ingressantes, por meio do qual se buscou investigar: 1. Identificações pessoais; 2. Motivações para o ingresso no curso; 3. Experiências escolar e profissional; e 4. Expectativas em relação à conclusão do curso e à inserção no mercado de trabalho. Os dados indicaram uma população majoritariamente masculina, solteiros, a maioria mora com os amigos e reside em zona urbana, cursaram principalmente o ensino público, cerca de 30% advieram de escola pública profissionalizante na área de informática, 92% não trabalhavam, 50.6% tinham renda familiar até mil reais, a motivação pelo ingresso foi impulsionada principalmente pela identificação com a área de tecnologia e pela expectativa de um mercado de trabalho promissor.
Palavras-chave: Ingresso no ensino superior; Perfil do aluno; Ensino superior.

Texto completo:

PDF


ÂNIMA/Centro Universitário UNISOCIESC - Blumenau/SC Rua Pandiá Calógeras, 272 CEP: 89010-350 - Blumenau - SC Telefone: (47) 2111 2900 e-mail: rica@sociesc.com.br e-mail: oscar.dalfovo@unisociesc.com.br RIC@ - ISSN 1980-7031 CAPES/QUALIS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia