MONITORAMENTO DO AMBIENTE E ISOMORFISMO

Mirian Magnus Machado, Michael Samir Dalfovo, Kátia Schvabe, Marllan Ricardo da Silva, Letícia Gabriela da Silva

Resumo


O monitoramento do ambiente e o isomorfismo atuam como fatores importantes para a construção de objetivos e para a preparação de estratégias para o alcance dos objetivos organizacionais. Desta forma as organizações que atribuem estes fatores ao seu comportamento organizacional possuem uma vantagem competitiva sustentável. Na mesma linha é importante destacar que as organizações estão cada dia mais semelhantes. Neste contexto, este estudo possui objetivo de analisar a influência do monitoramento do ambiente e da existência do isomorfismo nas organizações e como estes fatores influenciam a vantagem competitiva das organizações. Para obtenção do objetivo utilizou-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa no setor de serviços e comércio na cidade de Blumenau – SC, com uma amostra de 119 questionários válidos. Identificou-se que as organizações estão monitorando seu ambiente e adaptando seus produtos e serviços de acordo com os clientes, desta forma é possível perceber a tendência de semelhança dos produtos entre si.

Texto completo:

PDF


Centro Universitário UNISOCIESC - Blumenau/SC Rua Pandiá Calógeras, 272 CEP: 89010-350 - Blumenau - SC Telefone: (47) 2111 2900 e-mail: rica@unisociesc.com.br e-mail: oscar.dalfovo@unisociesc.com.br RIC@ - ISSN 1980-7031 CAPES/QUALIS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia