UMA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR SOBRE A TRANSVERSALIDADE DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Juliana Leal Micheletti, Julian Mayer Rigo, Fernando Becelelli, Soane Lopes dos Santos, Jackson Vieira Torres, Marcus Antonius da Costa Nunes

Resumo


O presente artigo emerge de uma discussão ocorrida no âmbito da sala de aula de uma pós-graduação interdisciplinar stricto sensu em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional. O cerne do assunto está numa indagação acerca da pertinência, ou não, da inclusão da disciplina de Educação Ambiental (EA) no currículo de graduação dos mestrandos. Uma equipe que contava com graduados em pedagogia, ciência da computação, letras e direito aceitou o desafio de pesquisar a respeito, aprofundando no texto da Lei 9.795/1999, buscando publicações a respeito e indo a campo entrevistar os profissionais da área. O presente trabalho encontrou perspectivas muito diferentes em cada curso, mas com um parâmetro em comum, o de que a EA não pode ficar em segundo plano no ambiente acadêmico, muito pelo contrário, precisa ganhar corpo nas discussões epistemológicas, e transcender, de modo a ultrapassar os muros das universidades.

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