ARTE E INCLUSÃO: Um relato das atividades culturais do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro - LAOCS

Gloria Maria Queiroz Mendonça, Thainá Ribas Melo, Sandra Maria dos Santos

Resumo


O presente artigo visa Delinear as práticas pedagógicas, visando à inclusão através da arte aliada a cultura, dando ênfase no trabalho do Liceu de Artes Cláudio Santoro. A metodologia utilizada é de revisão bibliográfica de educação não formal que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e exclusão social e a observação não participante tendo como objeto os alunos com necessidades especiais do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro portadores de necessidades especiais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica relacionada aos trabalhos realizados com crianças, adolescentes, jovens ou adultos em situação de risco ou exclusão social e a observação não participante in loco no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Liceu. A música, a pintura, a dança, a poesia, o teatro, artesanato, a culinária; inúmeras expansões da arte podem contribuir para obtenção de aprendizagens ligadas aos preceitos de conteúdo, assim como elevar os conhecimentos no que se refere à cultura, valores e especificidades da vida cotidiana. Como resultado observou-se que a escola quanto inclusiva, deve sofrer reestruturação tanto física como no seu corpo técnico e de apoio, proporcionando a acessibilidade, como no seu corpo técnico e de apoio, visando a necessidade específica dos alunos portadores de deficiências, para que ele se sinta igual a todos os outros. A participação desse aluno deve ser em todas as atividades da escola. Nesse ponto a sensibilização de toda sociedade é essencial.

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