ESTRATÉGIA DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS: UM BREVE PANORAMA DO FRANCHISING NO GRUPO DE PAÍSES QUE CONSTITUEM O BRIC

Dhione Oliveira Santana, Raquel Marques Carriço Ferreira, João Dantas dos Anjos Neto

Resumo


O objetivo do presente trabalho é estabelecer o panorama do processo de busca das grandes empresas pelos mercados internacionais. Com a introdução do conhecimento deste processo partimos para exploração bibliográfica das principais diferenças econômicas, legais e algumas peculiaridades culturais que têm influenciando o processo de operação mercadológica destas empresas através do modelo de franchising nos países denominados BRIC. Por fim, verificou-se que cada país deste bloco possui variáveis macroambientais particulares que afetam o desenvolvimento do sistema de operação comercial.

Texto completo:

PDF


ÂNIMA/Centro Universitário UNISOCIESC - Blumenau/SC Rua Pandiá Calógeras, 272 CEP: 89010-350 - Blumenau - SC Telefone: (47) 2111 2900 e-mail: rica@sociesc.com.br e-mail: oscar.dalfovo@unisociesc.com.br RIC@ - ISSN 1980-7031 CAPES/QUALIS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia