A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO APRESENTADA A ACEARIA FREDERICO MISSNER S/A

Mirian Magnus Machado, Regina Maria de Camargo Santos

Resumo


RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo o mapeamento das competências do nível tático e estratégico da Acearia Frederico Missner S/A, pois em um contexto onde o ambiente empresarial mostra-se cada vez mais competitivo, nota-se que a sobrevivência das empresas depende da construção de uma substancial quantidade de talentos, que gera o diferencial mais difícil de ser imitado. Para apresentar à empresa a gestão por competências, optou-se pelo mapeamento das competências que se deu através de entrevista em todos os cargos a nível tático e estratégico da organização. Após esta etapa os dados foram analisados, apresentando desta forma os gaps, o que representa uma das etapas da gestão por competências. Foi realizada entrevista também com a Diretora Presidente da empresa para o conhecimento das competências organizacionais, bem como o Gerente de RH para o entendimento de como é realizado o recrutamento nos níveis tático e estratégico.
Observou-se que o quesito que mais apresentou gaps foi o dos conhecimentos essenciais exigidos. Por fim foram propostas ações necessárias para minimizar os gaps encontrados, com o intuito de criar um diferencial competitivo para empresa.

Texto completo:

PDF


ÂNIMA/Centro Universitário UNISOCIESC - Blumenau/SC Rua Pandiá Calógeras, 272 CEP: 89010-350 - Blumenau - SC Telefone: (47) 2111 2900 e-mail: rica@sociesc.com.br e-mail: oscar.dalfovo@unisociesc.com.br RIC@ - ISSN 1980-7031 CAPES/QUALIS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia