ANÁLISE DOS PROCESSOS INTERNOS RELACIONADOS AO MERCADO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Artur Henrique Fuentefria, Tiago Pedro Nicchellatti

Resumo


A inovação tecnológica nas pequenas e médias empresas é um diferencial competitivo no ambiente mercadológico. Esta inovação acontece por meio da automação dos processos de transformação de matéria prima e nos processos de operacionalidade dos serviços. Em função da quebra das barreiras mundiais, por meio da facilidade da comunicação, fez com que esse diferencial competitivo atinja níveis de qualificação profissional das empresas acima do normal das empresas de pequeno e médio porte inseridas neste contexto. A visão sistêmica que traduz essa realidade mostra que as necessidades de adaptação a nova realidade induz a investimentos em mão de obra qualificada e conhecimento dos processos que permeiam o funcionamento da empresa, mesmo que o número de tarefas não esteja dentro do um volume considerável. A inovação também ocorre na busca de produtos inovadores que atenderão os anseios do consumidor final, estes anseios que podem ser de ordem financeira ou do tipo de produto. Nesse cenário desenhado e cada vez mais tendencioso a dúvida que paira nas instituições que atuam nesse segmento é: As pequenas e médias empresas, que são a grande maioria da população de pessoas jurídicas no Brasil, estão preparadas para esta realidade mercadológica, para essa necessidade de qualificação profissional e de processos, resumidamente uma empresa organizada dentro dos parâmetros aceitáveis no que se refere à empresa inserida no contexto de inovação? Os gestores e proprietários estão preocupados com a busca da inovação de suas empresas para a adequação ao mercado? Como estão os níveis de inovação de processos de comunicação dessas, empresas? Os processo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços está organizado? Este artigo busca responder essas dúvidas por meio de análise de uma empresa varejista e outra distribuidora de produtos para automação residencial e sistema de alta tecnologia de som e vídeo (Home theater), sendo o trabalho desenvolvido em duas etapas: na primeira etapa foram analisados o desenho dos processos e procedimentos internos e suas inter-relações com os objetivos do negócio a segunda etapa analisa o futuro da empresa em relação ao contexto mercadológico de produtos inovadores.

Texto completo:

PDF


ÂNIMA/Centro Universitário UNISOCIESC - Blumenau/SC Rua Pandiá Calógeras, 272 CEP: 89010-350 - Blumenau - SC Telefone: (47) 2111 2900 e-mail: rica@sociesc.com.br e-mail: oscar.dalfovo@unisociesc.com.br RIC@ - ISSN 1980-7031 CAPES/QUALIS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia