ANÁLISE SWOT COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA COOPERATIVA MUZA BRASIL

Jucélia Appio, Andréia Luciana da Rosa Scharmach, Aletéia Karina Lopes da Silva, Luciano Castro de Carvalho, Carlos Alberto Cioce Sampaio

Resumo


Recentemente, a preocupação com o conceito de competição de mercado tem levado as empresas à retomada de perguntas essenciais sobre a sua missão, visão e sobre suas competências diante deste ambiente competitivo. Assim, o presente trabalho tem por finalidade a identificação dos pontos críticos da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) na cooperativa de produtos alimentícios MUZA BRASIL. Por meio de uma pesquisa exploratória-qualitativa, amparada pela técnica de entrevista semi-estruturada face to face com uma cooperada e representante da cooperativa, buscou-se analisar o ambiente externo (oportunidades e ameaças) ao qual a cooperativa MUZA BRASIL está exposta, bem como o ambiente interno (pontos fortes e fracos) da referida cooperativa. Após análises, os principais resultados indicam que a Cooperativa MUZA BRASIL possui mais oportunidades que ameaças. As características apontam um negócio ideal. Quanto à análise dos pontos fortes e fracos, observa-se uma propensão relevante de pontos fortes em relação aos pontos fracos identificados. Em contrapartida, um fator significante ao processo de crescimento observado é a incapacidade produtiva, enquadrando-se como um ponto crítico no seu crescimento.

Palavras-chave: Análise SWOT; competitividade; cooperativa.

Texto completo:

PDF


ÂNIMA/Centro Universitário UNISOCIESC - Blumenau/SC Rua Pandiá Calógeras, 272 CEP: 89010-350 - Blumenau - SC Telefone: (47) 2111 2900 e-mail: rica@sociesc.com.br e-mail: oscar.dalfovo@unisociesc.com.br RIC@ - ISSN 1980-7031 CAPES/QUALIS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia