IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA E SEUS FATORES DE IMPACTO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

  • Letícia Stedile Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luana de Freitas Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Julio Eduardo Ornelas Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

No caso das universidades públicas, a implementação da estratégia representa um importante desafio, tendo em vista as suas características estruturais singulares. Nesse sentido, este artigo objetiva identificar quais são os fatores de impacto na implementação da estratégia organizacional no âmbito das instituições públicas de ensino superior. Para isso foi realizado um levantamento dos estudos brasileiros já publicados, os quais foram analisados de forma interpretativa e em termos bibliométricos. Dos resultados identificados percebe-se que as abordagens de estudo são heterogêneas, e decorrem da combinação de diferentes teorias. Depreende-se que não é possível definir ou analisar a implementação da estratégia em universidades públicas a partir de um aspecto único, pois há uma confluência de diferentes enfoques que coexistem e se complementam. Concluiu-se que o tema pode ser mais explorado, sendo uma oportunidade para novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Stedile, Universidade Federal de Santa Catarina

Administradora. Possui MBA em Gestão Pública.

Luana de Freitas Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Administradora. Possui MBA em Gestão Pública.

Julio Eduardo Ornelas Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Administração

Downloads

Publicado

31-03-2022

Como Citar

STEDILE, L.; DE FREITAS GONÇALVES, L.; ORNELAS SILVA, J. E. IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA E SEUS FATORES DE IMPACTO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 16, n. 2, p. 115–138, 2022. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/article/view/1208. Acesso em: 26 maio. 2022.