TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GESTÃO E NEGÓCIOS: revisão sistemática, lacunas e tendências

Autores

Resumo

Esse estudo tem como objetivo mapear a produção científica em periódicos internacionais que estão na base da Scopus, sobre a taxonomia do domínio cognitivo, na área de Ciências Contábeis, gestão e negócios. Por intermédio de uma revisão sistemática, identificando lacunas e tendências de pesquisa. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados da Scopus através do termo bloom taxonomy, em que se limitou o período de 1990 a 2020, retornando um total de 25 trabalhos para serem analisados. Os achados direcionam as lacunas e tendências para futuras pesquisas, temas envolvendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de ensino e aprendizagem na ótica da taxonomia de Bloom, bem como averiguar o domínio afetivo que interfere no processo da tomada de decisão, assim como a inserção da taxonomia no âmbito empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

keliane de Melo Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ciências Contábeis.

Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e chefe do departamento de Ciências Contábeis da UERN.

Jandeson Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Clóvis Antônio Kronbauer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Doutor em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Sevilla, docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Sérgio Luiz Pedrosa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Downloads

Publicado

28-03-2022

Como Citar

RAMALHO, keliane de M.; COSTA, W. P. L. B. da; DA SILVA, J. D.; KRONBAUER, C. A.; SILVA, S. L. P. TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GESTÃO E NEGÓCIOS: revisão sistemática, lacunas e tendências. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 16, n. 2, p. 28–51, 2022. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/article/view/1164. Acesso em: 28 maio. 2022.