INOVAÇÃO E AS PEQUENAS EMPRESAS DE CARROCERIAS: O CASO DA CAPITAL NACIONAL DO CAMINHÃO

Maria Andréa Rocha Escobar, Gracyanne Freire de Araujo, Márcio Nannini da Silva Florêncio, Amanda Greff Escobar

Resumo


As micro e pequenas empresas possuem uma grande representatividade na participação do mercado empresarial brasileiro, promovendo o crescimento econômico com a geração de empregos e renda. Apesar da relevância dessas empresas, elas enfrentam um ambiente de grande competitividade e desafios. Neste contexto, a inovação emerge como uma alternativa para ganho e permanência no mercado, se mostrando como uma das principais estratégias de sustentabilidade e posicionamento mercadológico. Dada essa importância, o presente trabalho tem o objetivo mensurar, consolidar e discutir o grau de inovação das empresas de carrocerias do município de Itabaiana/SE, considerada a capital nacional do caminhão. Metodologicamente, o trabalho apoia-se em uma abordagem quantitativa e descritiva. Foi realizada uma survey em que os gestores responderam ao questionário Radar da Inovação, modelo desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) e adaptado por Bachmann e Destefani (2008). Os resultados da pesquisa apontam que os processos de inovação nas fábricas de carrocerias do município de Itabaiana ainda se encontram em um estágio incipiente, evidenciando uma fragilidade do processo de gestão e justificando a participação de agentes externos para fomentar iniciativas inovadoras.

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