AULA DE CAMPO COMO FACILITADOR DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE TURISMO DO CERES CURRAIS NOVOS-RN

Francisco Xavier da Silva Júnior, Êndel Raul Pachêco da Costa

Resumo


O presente estudo tem por objetivo entender como a aula de campo pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de turismo da UFRN Campus CERES Currais Novos. A construção do saber em turismo e sua reverberação no ensino superior configura-se com uma discussão teórica sobre turismo e educação, perpassando pelo histórico e atual situação dos cursos de turismo e áreas afins de níveis bacharelado, técnico e tecnólogo. Utilizou-se de questionário online e presencial com os alunos do curso de turismo do Campus CERES Currais Novos. Dessa maneira, notou-se que os alunos inferem que a aula de campo é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem apesar das dificuldades e limites da instituição para execução dessa prática pedagógica extraclasse. Conclui-se que as aulas de campo são de grande relevância na formação do turismólogo, tendo em vista o caráter interdisciplinar do curso contribuindo, portanto, para o processo de formação do aluno.

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