INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM BASE NO BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM)

Gelson Barros Cardoso, Flávio de São Pedro Filho

Resumo


Business Process Management (BPM) é uma disciplina de gestão integrada de sistemas, processos e pessoas nas organizações, vem se destacando como novo método de gerenciamento de processos nas organizações de forma a melhorar o desempenho e resultados, ao quebrar paradigmas e promover a mudança de visão, contrariando os teóricos clássicos no eixo da administração. O objetivo geral desta tarefa é propor inovação na gestão tecnológica da informação e comunicação (TIC) em uma instituição, a partir do Mapeamento de seus processos para BPM. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida por meio do método de estudo de caso. O locus investigado é o setor de tecnologia da informação e comunicação em uma universidade pública federal, onde atualmente oferta diversos serviços por rotina disponibilizada como a tratada neste documento. Nos resultados, apresenta-se o mapeamento dos trabalhos de TIC em face do BPM, identificam-se os processos in situ com base na Matriz GUT; e trazem como conclusão uma proposta de inovação requerida na instituição. Este trabalho é do interesse acadêmico e dos profissionais que atuam no gerenciamento de processos em tecnologia da informação, além de ser um aporte para a melhoria na gestão por mapeamento nos procedimentos da área.

Texto completo:

PDF


ÂNIMA/Centro Universitário UNISOCIESC - Blumenau/SC Rua Pandiá Calógeras, 272 CEP: 89010-350 - Blumenau - SC Telefone: (47) 2111 2900 e-mail: rica@sociesc.com.br e-mail: oscar.dalfovo@unisociesc.com.br RIC@ - ISSN 1980-7031 CAPES/QUALIS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia